15.02.2015

Enchente no Corso de Domingo

O corso desta tarde contou com uma grande enchente, com a participação de 45.000 foliões, numa tarde cheia de cor, criatividade e muito Amor. Desde o início do Carnaval, estima-se que 200.000 pessoas já passaram no Carnaval de Torres Vedras.

Sempre com O Amor como motivo da sátira, os 8 carros alegóricos saíram todos pela primeira vez, para delícia dos foliões: “Ama mais que seca”, com o Zé Povinho como personagem principal; “Amor Virtual” e a realidade virtual dos nossos políticos nacionais, Pedro Passos Coelho e António Costa; “Setinhas de Amor”, setinhas de impostos, dirigidas pelo primeiro-ministro ao Zé Povinho; “Amor é só para um CR7 e mais nenhum”, numa clara alusão à importância dada pela comunicação social a Cristiano Ronaldo, ignorando assim outros desportistas que se destacam em outras modalidades; “Túnel do Amor”, com um “casamento” por conveniência entre Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, onde tentam levar um barco arruinado a bom porto; “G7+1, orgias bélicas”, numa sátira porno em que o planeta Terra é sujeito a todo o tipo de atrocidades; mais dedicado à politica local, “Pink Power, trip to Lisbon”, onde se respira paz e amor; e por fim, o carro de Suas Altezas Reais, os Reis do carnaval de Torres.

Mas nem só de carros alegóricos se faz o corso do Carnaval de Torres Vedras. Depois da chuva de ontem, os 50 grupos compostos por cerca de 2500 participantes, desfilaram hoje e apresentaram as suas máscaras, que estiveram à votação do público, sendo os vencedores conhecidos no corso de terça-feira. O vermelho, cor do Amor, foi a predominante nas máscaras apresentadas.

Mas Carnaval de Torres é sinónimo de Cabeçudos e Matrafonas, mas também de grupos carnavalescos como a Real Confraria do Carnaval, os Ministros e Matrafonas, as Marias Cachuchas e as Lúmbias.

A animar e a dar-nos música, os grupos de Zés Pereiras e os Ribombar, mas também vários grupos de música e claro, o Tó’Candar.

João Baião e a restante equipa do Portugal em Festa, da SIC, marcaram também presença e levaram o Carnaval a todos o país.

Até quarta-feira a folia está assegurada, seja à noite nas ruas, praças e bares no centro histórico, seja no Baile Tradição de amanhã à tarde, no Corso Trapalhão de segunda-feira à noite, no Corso Diurno de terça-feira de Carnaval e no Enterro do Entrudo, quarta-feira à noite.

Porque a vida são dois dias e o Carnaval de Torres são 6!