26.02.2009

Balanço do Carnaval de Torres 09

Estima-se que cerca de 300 mil foliões tenham estado em Torres Vedras durante os festejos de Carnaval que decorreram este ano entre os dias 20 e 25 de Fevereiro.

De realçar que nos corsos de Sábado e Domingo verificou-se um número recorde de bilhetes vendidos (cerca de 11 mil e 14 mil, respectivamente).

Relativamente ao concurso de mascarados realizado durante o corso de Sábado realce-se que foi obtido um outro recorde com a participação de cerca de 4700 elementos de 130 grupos, tendo os respectivos prémios sido atribuídos ao grupo Paroeste (prémios do público e dos grupos) e Shopping Rural (prémio da Real Confraria do Carnaval de Torres).

Já o prémio atribuído no concurso de mascarados que teve lugar no decorrer do baile destinado à população “sénior”coube ao grupo do Lar de S. José.

Também no corso escolar registou-se um recorde de participação, sendo que integraram esta iniciativa cerca de 7200 alunos e aproximadamente mil professores e auxiliares de 100 estabelecimentos de ensino.

Em relação ao programa desta edição do Carnaval de Torres as novidades prenderam-se com a realização de iniciativas na zona mais central de Torres Vedras (na Praça da República): os três espectáculos de apresentação, a entronização dos reis e a chegada dos reis.

Recorde-se que a edição de 2009 do “carnaval mais português de Portugal” ficou marcada pelo episódio do mandato do Ministério Público para a remoção da imagem do ecrã do “computador Magalhães” (parte integrante do Monumento do Carnaval de Torres) por suposto conteúdo pornográfico, uma decisão que teve um volte-face com a posterior autorização daquela entidade para a colocação de uma imagem idêntica à referida.