07.02.2013

Carnaval de Torres com "Atitude Positiva" na segurança

 

Para que o Carnaval de Torres Vedras, que decorre de 8 a 13 de fevereiro de 2013, seja uma época de alegria e para que todos se divirtam em segurança, a Protecção Civil de Torres Vedras elaborou o Plano Prévio de Intervenção do Carnaval de Torres e a Organização do Carnaval desenvolveu em parceria com o Académico de Torres Vedras (ATV) o projeto "Eu tenho uma atitude positiva!".

 

O Plano Prévio de Intervenção do Carnaval de Torres Vedras 2013 constitui um instrumento à disposição dos agentes de proteção civil e outras entidades/organismos de apoio, que possibilita o desencadeamento sistematizado da resposta às operações de proteção e socorro durante as festas do Carnaval de Torres Vedras, permitindo conhecer antecipadamente os cenários e os meios, e desta forma garantir uma melhor gestão integrada dos recursos disponíveis.
No que se refere à segurança, este ano destaca-se o reforço dos efetivos dos elementos de segurança; a implementação de um novo posto de socorros a funcionar no Largo Dr. Justino Freire, a par do já habitual posto de socorros localizado na R. Henriques Nogueira; e a proibição da presença de garrafas e outros depósitos de vidro no recinto e zonas adjacentes, onde decorrem os festejos de Carnaval.

 

As noções básicas de segurança constituem algo que deve ser incutido em todos os que se divertem no Carnaval, principalmente nos mais novos. Por esta razão, a Organização do Carnaval de Torres estabeleceu uma parceria com o ATV, da qual nasceu o projeto "Eu tenho uma atitude positiva!". Através desta parceria, cerca de 500 alunos dos 8.º e 9.º anos de escolaridade de vários agrupamentos de escolas do concelho de Torres Vedras, participaram, de 21 de janeiro a 7 de fevereiro, em ações de informação e sensibilização com enfoque na prevenção do consumo e abuso de substâncias legais (álcool) e ilegais (drogas), e muito particularmente sobre substâncias que, apesar de não serem classificadas como ilegais, apresentam consequências nocivas para a saúde com apenas alguns consumos.


Intervir e informar para um Carnaval em segurança!